sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Experiências na UFBA/FACED Tapiramutá

Escolhi esse tema para falar sobre minhas experiências vivenciadas na UFBA/FACED, que são muitas. Com tempo irei compartilhar com vocês neste espaço. Durante estes primeiros ciclos tenho aprendido com as atividades a importância do registro para a minha reflexão e escrita. Uma das aulas de orientação com a Profª Luciana Lima ela trouxe a música "CADERNO" de Toquinho na voz do Padre Fábio de Melo, a partir da leitura como também ao escuta-lá, minha visão sobre o escrever tomou um novo sentido, sem falar o quanto podemos aprender com os erros e acertos transformando-os a favor do nosso crescimento intelectual e pessoal. Tendo sempre humildade e coragem para superar todos os desafios que há na vida...




Hoje sei das muitas possibilidades que este curso tem a nos oferecer em conhecimentos, crescimento profissional, pessoal e também na transformação da educação dos nossos alunos, filhos e colegas.



2 comentários:

Aleanes Bispo Brito disse...

O registro da reflexão sobre a prática constitui-se como instrumento indispensável a construção do sujeito criador desejante e autor do seu próprio sonho. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada.

"o que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana"
Vygotsky

Anjos disse...

O ato de registrar deve ser uma prática constante, principalmente na docência, pois, o registro se configura em instrumento norteador e reflexivo da prática pedagógica, além de mecanismo de acompanhamento das aprendizagens dos alunos.